Manual dos cachos: como lavar, hidratar, pentear e definir os fios
- @lahgil
- 14 de jun. de 2018
- 4 min de leitura

Natural e com volume: cacheado é o cabelo da vez. Crespas, cacheadas e onduladas representam de 50% a 56% da população feminina brasileira, mas foi só nos últimos anos que o chamado curl power, ou poder dos cachos, ganhou força. Com a ajuda e o estímulo de youtubers e blogueiras, muitas mulheres vêm aprendendo a cuidar e valorizar seu tipo de cacho. E em sintonia, cada vez mais marcas estão investindo em produtos específicos.
Ritual de todo dia
Não há regra que funcione para todas. Enquanto algumas cacheadas preferem usar creme para pentear, outras não abrem mão da máscara. Mas um ponto é consenso entre as encaracoladas: quanto mais atenção você dá ao seus cachinhos, mas descobre quais são as necessidades deles. Tudo começa com shampoo e condicionador adequados, específicos para seu tipo de fio e que sejam mais hidratantes e menos agressivos. E é bom, a cada semana ou 10 dias, recorrer a uma boa máscara ou ampolas de tratamento. Os cuidados no pós banho também são muito importantes, com creme para pentear e finalizadores!

Lavar quando?
Não há verdade absoluta. Se seu cabelo é muito seco, pode lavar duas vezes por semana, se for mais oleoso, lave dia sim, dia não. O segredo é encontrar sua fórmula, entender o que o cabelo está pedindo. Observar, sentir se ele está bem depois de dois dias sem lavar.
Shampoo: sim ou não?
Eis um produto que, para muitas encaracoladas, pode ganhar status de vilão. Para quem não abre mão do produto, a dica é optar por um shampoo muito hidratante, corra de shampoos antirresíduos! Na hora de aplicar, a ordem muda: primeiro, espalhe o condicionador nos fios, e só depois o shampoo, sempre em pouca quantidade e apenas no couro cabeludo. O condicionador permite que o shampoo cumpra a função de limpeza, mas sem agredir tanto o fio cacheado e crespo, geralmente mais seco e fininho.

Para pentear
Sim, pode pentear o cabelo cacheado! Mas como o fio é sensível, e tudo o que se quer é manter os cachinhos, cuidado redobrado. Há quem prefira desembaraçar embaixo do chuveiro. O pente garfo é um ótimo aliado para dar volume, e manter os cachos.
Fitagem sempre!
Babyliss, pente, difusor? Que nada! Para definir seus cachos, controlar o volume e evitar o frizz, a fitagem é a técnica perfeita. Para fazer, você só precisa usar os dedos e um produto que dê brilho e hidrate os fios, como o creme para pentear ou a máscara. O processo é um pouco demorado, mas simples. Você começa dividindo o cabelo em partes. Com o produto nos fios, vá penteando os cabelos com os dedos, como se fossem fitas (daí o nome). O movimento deve ser firme, como se você estivesse alisando o cabelo. Depois, é só amassar os fios em direção à raiz.

Hidratar e hidratar!
Para ter cachos incríveis, o segredo é hidratar. Condicionador, óleos, máscara, ampolas, creme para pentear: todos (inclusive juntos!) viram aliados na hora de garantir um cabelo saudável e bonito. Prefira sempre usar a máscara de hidratação, que pe um dos tratamentos mais eficazes!
E o corte?
Tesouradas não costumam ser a melhor opção para quem tem fios encaracolados. Se você for cortar, evite ao máximo que o corte seja feito com o cabelo molhado. A chance de dar errado é grande. Cacheadas têm vários tipos de cachos diferentes. Se você molha, ele fica todo alinhado, todo igual.
Quando você seca e ele cacheia em cada parte de uma forma diferente, interfere no resultado se você fez um corte tradicional. Trate, seque com muita definição e corte cacho a cacho. Sempre com o cabelo seco! Vale a pena pesquisar e investir em um cabeleireiro que saiba cortar cacheado, porque a maioria ainda não sabe. Faz muita diferença um cacheado bem cortado.

Umectação, você faz?
Além dos rituais de hidratação com cremes, outra alternativa é abusar da umectação, que nada mais é do que aplicar óleo nos fios para selar as cutículas. E estamos falando de óleo mesmo, viu? O azeite de oliva extra virgem é um dos preferidos das encaracoladas, mas há tempos o de coco vem conquistando adeptas. Basta aplicar o óleo de sua preferência pouco antes de ir para a cama, mecha por mecha, e lavar na manhã seguinte. Quanto mais você repetir os movimentos massageando os fios, melhor. Como “pré-poo” (ou pré-shampoo), a umectação funciona para proteger o cabelo dos efeitos do shampoo, que pode retirar em excesso a oleosidade das madeixas encaracoladas: é só aplicar o óleo cerca de meia hora antes de ir para o banho, e enxaguar com shampoo. Depois, não se esqueça de usar o condicionador.
Pintar ou não?
Por ser mais seco, o cabelo cacheado ou crespo costuma sentir mais o processo de descoloração e pintura. Mas, com hidratação reforçada antes e depois, não há por que não colorir.
A coloração muda a textura do fio. Dependendo da técnica aplicada e do produto, muda a estrutura do cabelo. Ele dá uma desmaiada. Algumas pessoas gostam. Outras preferem o cacho mais firme. As luzes são uma das técnicas que demandam mais atenção no cabelo encaracolado.
Comments